5 coisas que não deve ser feita no cabelo

escova-progressiva-11496638-18

Nesse post vou dizer 5 coisas que não se deve nunca fazer no cabelo. Quem ama a cabeleira sabe o trabalho que dá para mante-lo lindo e impecável e vai amar essas dicas para evitar jogar fora todo o trabalho feito nele.

1- Nunca pinte seu cabelo de preto.
como-pintar-o-cabelo-em-casa-passo-a-passo

Normalmente naqueles dias em acordamos brigadas com o nosso cabelo, que nada que fazemos parece dar resultado é comum pensar em escurecer o cabelo. O cabelo escuro é sim um cabelo mais “saudável” do que um claro, não que todo cabelo escuro sempre seja um cabelo saudável, mas a lógica é o seguinte, diferente da cor claro onde retiramos pigmentos dos fios e não devolvemos com a cor escura nós repomos pigmentos e acaba que o fio fica mais encorpado. Mas é muito comum que nesses dias de luta com as madeixas a tentação de escurecer passando logo o preto azulado é irresistível , porém não será a solução para o seu cabelo.
Seja lá a cor em que estiver seu cabelo a tinta preta ou até mesmo castanho escuro ela não devolverá vitaminas , proteínas, aminoácidos, queratina, lipídeos ao fio. Com a tinta preta você não ficará livre de fazer hidratações, escova, ou de acordar e estar em pé de guerra novamente com o cabelo.
Porque está aqui no top 5 coisas que não deve-se fazer ? Porque a tinta preta ela é quase impossível de sair dos fios, mesmo depois de desbotado , mesmo quando a cor não tá mais preta está um castanho, ela não sai sem agredir muito e muuuuito o fio. As consequências são grandes e uma vez com o cabelo preto, nunca mais terá o mesmo cabelo pois a estrutura do fio mudará.

2-  Não deixar máscara de hidratação no cabelo
cronograma-capilar-1

Muitas pessoas pensam que ao deixar resíduos de máscara nos fios vai ajudar a preservar por mais tempo ou a intensificar a hidratação. Mas isso é mito, todo produto vem com um passo a passo , que deve se seguir direitinho, um produto feito para finalizar com o  enxague não foi feito para reagir nos fios depois do tempo indicado.
O que pode acontecer ao se deixar resíduos de máscara nos fios é : caspa, cabelo oleoso, fio pesado, cabelo nada maleável, seborreia e até queda.
Existe no mercado produtos que hidratam o cabelo sem enxágue, eles são excelentes para quem não tem tempo de hidrata-los , são formulados para não agredir o fio e protegem o cabelo contra o sol.

3- Não usar protetor térmico
cabelos_namoradosdscf33881

Sei que ainda quase ninguém leva fé no protetor térmico, mas eu testei durante 3 meses e sim faz muita diferencia. O protetor ele forma uma película protetora envolta do fio do cabelo protegendo contra altas temperaturas do secador e chapinha. Além disso ele também não deixa que a cutícula se abra durante o uso de secador ou chapinha deixando assim seu cabelo totalmente sem frizz e muito brilhoso. Alguns protetores também tem a capacidade de proteger contra os meios externos como sol e vento e ainda dar uma leve hidratada. Ele é muito importante pois não adianta de nada seguir lá seu cronograma capilar, fazer semanalmente hidratações para chegar na hora de escovar ou pranchar perder todo o trabalho feito. Então nunca deixe de usar protetor pois sim, ele é de extrema importância para um cabelo saudável e cheio de vida

4- Não passar condicionador ou máscara na raiz do cabelo
4

Sempre tem que ser respeitado a distância de no mínimo um dedo da raiz o condicionador ou máscara. Ninguém acredita nisso mas sim faz muito mal, ao se depositar produto na raiz ele vai entupir o folículo capilar fazendo com que seu cabelo fique oleoso podendo ocasionar queda. Além de deixá-lo mais oleoso também pode impedir o crescimento do fio, e causar doenças como seborreia e caspas. Com o tempo o cabelo vai deixando de receber os nutrientes naturais e vai começar a quebrar e a perder o brilho.
Pode parecer que não mas o grande problema das pessoas que não conseguem obter um fio hidratado , brilhoso, sem pedaços quebrados e menos oleoso é devido ao uso incorreto do condicionador ou máscara de hidratação.

5- Passar chapinha com o cabelo molhado
cabelo-chapinha-estrago-seco-ponta-dupla-tratamento-protetor-termico

Quem não tem paciência de secar o cabelo e com ele úmido ainda passa a chapinha , não tem a menor noção do quanto está prejudicando os fios. O fio de cabelo para que ele fique saudável, brilhoso, sem porosidade, necessita de água, isso mesmo , a água é a fórmula para hidratar o fio.
Em potes de hidratação existe um mecanismo que consegue levar ao fio a água, depois que a máscara é retirada o fio tem que ser selado com a ajuda de um condicionador para manter a hidratação, a água no fio. Ao secar o fio já é retirado um pouco de hidratação dele, já a chapinha retira ainda mais.
O fio ainda úmido se for passado chapinha ele abre a cutícula e retira tudo que tem nele seja a água , vitaminas, queratina , lipídeos, deixando o fio ressecado e sem vida além de lotar de pontas duplas e deixa-lo poroso. Com o uso contínuo desse método o cabelo vai se quebrar e logo a solução será cortar muito para poder recuperar o que ainda restar.
Isso é a pior coisa a se fazer no cabelo, além do cheiro de queimado nada agradável que ele ficará.

Espero que tenham gostado, beijos 🙂

( Imagem retirada do google )

Anúncios

5 comentários sobre “5 coisas que não deve ser feita no cabelo

  1. Esse número 1 é pura verdade, pintei de preto em fevereiro, e nunca retoquei, mas ele ainda está com tudo no meu cabelo kkkkk no sol ele fica bem avermelhado (ele era vermelhão antes do preto), mas ainda assim, é bem escuro, sorte minha que não quero mudar a cor (estou deixando meu cabelo crescer naturalmente).

    Curtir

      1. Ele está desbotado, mas só dá pra perceber no Sol. Está ficando tipo um ombré hair inverso, porque meu cabelo natural é castanho claro 😀 Beijos, muito obrigada pela dica!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s